domingo, 20 de maio de 2012

TCU regulamenta aplicação da Lei de Acesso à Informação


Portal do Tribunal de Contas da União


(03/05/2012 19:16) TCU regulamenta aplicação da Lei de Acesso à Informação

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou resolução para regulamentar, no âmbito do tribunal, a aplicação da Lei nº 12.527. Conhecida como Lei de Acesso à Informação, a norma, que começa a valer no dia 16, dispõe sobre o acesso à informação pública e as formas de participação do cidadão na administração pública direta e indireta.

Segundo a relatora do processo, ministra Ana Arraes, os procedimentos inerentes aos processos de controle externo devem ser mantidos na forma em que vêm sendo processados. Com a aplicação da lei, informações sobre resultados de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas poderão ser apresentadas após a apreciação dos processos pelo tribunal.

Entretanto, informações preliminares poderão ser fornecidas a critério dos relatores, com o esclarecimento de que o tema ainda não foi submetido à consideração do TCU.

A lei deve ser aplicada por todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, além das entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos.

Serviço:
Leia a íntegra da decisão no link abaixo.
Acórdão 1050/2012 – Plenário
Acesse aqui a Resolução
Processo TC 036.981/2011-7
Sessão 2/5/12
Secom - LV
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Nenhum comentário: