quarta-feira, 11 de julho de 2012

BIBLIOTECA DO TCE TEM CERCA DE 15 MIL DOCUMENTOS À DISPOSIÇÃO PARA CONSULTA


imagem ilustrativa



Há 26 anos, a Biblioteca Ministro Raimundo Girão vem dando suporte aos funcionários do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Seu acervo, com 14.669 documentos - entre livros, periódicos, jornais, monografias e revistas - é renovado pelo menos uma vez ao ano, dependendo da demanda por livros. Especializada em Direito Administrativo, Constitucional e Financeiro, o espaço disponibiliza, também, os grandes clássicos da literatura. 


Suas principais funções são apoiar a formação profissional e colaborar para o desenvolvimento técnico e cultural do Tribunal. Além do serviço interno, a biblioteca é aberta ao público externo para consultas e leituras dentro de seu espaço. A biblioteca também possui espaço para estudo e disponibiliza computadores para quem precisar pesquisar na internet. O nome da Biblioteca é uma homenagem a um dos fundadores do TCE-CE e, também, emérito historiador, professor, literato e membro da Academia Cearense de Letras. 


Para acesso e consulta ao acervo, é utilizado um sistema informatizado de gerenciamento - o Autobib, que contempla as principais funções de uma biblioteca. A biblioteca oferece, também, consultas por telefone (85 3488-5928). O catálogo com todo acervo está disponível na Internet, na página do IPC, para quem já é cadastrado. O espaço tem levantamentos e pesquisas bibliográficas, intercâmbio de informações e formação de grupos de discussão entre bibliotecas jurídicas. Por e-mail, o usuário pode receber informações sobre prazos de empréstimos, reservas, etc. 


De fácil acesso e cadastramento (basta levar um documento de identidade), a biblioteca está localizada no prédio do Instituto Plácido Castelo (IPC). Funciona durante a semana nos dois turnos, das 8 às 12h e das 14 às 17h30. Caso o servidor precise levar o livro para casa, terá 15 dias para lê-lo. Este período pode ser renovado por três vezes se não houver lista de espera. Apesar de não trabalhar com multas, um dia de atraso da devolução acarreta em uma suspensão de dois dias de empréstimo. 

Embora a biblioteca compre e receba material de outras instituições e tribunais, como o TCE-MG, e do próprio Tribunal de Contas da União (TCU), qualquer pessoa pode doar livros e documentos, desde que estejam em boas condições e uso e conservação.


Assessoria de Comunicação Socialcomunicacao@tce.ce.gov.br
(85) 3488.5958


Um comentário:

Regina Braga disse...

Excelente matéria, acrescento que o atendimento é também de excelência e personalizado. Visite à Biblioteca. Conheça o acervo, você pode encontrar algo que lhe interesse. Tem de tudo um pouco. E ainda pode dar sugestões para melhoria.