quinta-feira, 10 de julho de 2014

ESTANTE LIVRE: A Biblioteca do TCE-CE coloca à disposição dos servidores e colaboradores, mediante doação, livros, periódicos e outros.




A Biblioteca Ministro Raimundo Girão está promovendo pela primeira vez a “Estante Livre””, com o objetivo principal de fazer a doação e a troca de livros do seu acervo. São livros jurídicos ou não jurídicos além de duplicatas de periódicos de excelente conteúdo, como a Fórum, Governet e Interesse Público.

Aberto ao público interno deste Tribunal no sentido de ampliar o conhecimento dos servidores e colaboradores, além de ser uma  oportunidade para que tomem ciência do que está sendo descartado.
Existem vários projetos, chamados de “estante livre”, ou “bibliotecas livres” onde o principal objetivo é divulgar o conhecimento. “Os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que a obra possa ser lida por outras pessoas”.
Além da doação dos livros jurídicos em duplicata, a biblioteca está promovendo também a troca e doação de livros não jurídicos. O atual acervo de literatura geral ainda é bem pequeno, mas está sendo proposta uma ampliação do acervo, inclusive com a expansão de outras áreas do conhecimento, para atender também ao público externo”, haja vista a intenção de a biblioteca adquirir o status de pública.

A doação dessas obras em duplicata atende ainda a outro importante objetivo dos organizadores do evento, que é baixar o estoque de livros da unidade. Todos os anos, os conselheiros, algumas áreas técnicas e ainda servidores da Casa, fazem a doação de vários livros e revistas para o acervo. A Biblioteca também recebe, como depósito legal, todas as publicações editadas pelo Instituto Plácido Castelo-IPC e TCE, como manuais e revistas, tendo com isto um grande estoque dessas publicações.

2 comentários:

Ana Luiza Chaves disse...

Decisão muito acertada, unindo o útil ao agradável, ao tempo em que a Biblioteca se aproxima mais do leitor, oferecendo-lhe o algo mais.

Regina Braga disse...

Obrigada Ana Luíza. Nós íamos doar o material, aí veio a idéia. Está sendo um sucesso, como você disse, unindo o útil ao agradável.