terça-feira, 16 de setembro de 2014

Núcleo da Biblioteca disponibiliza resenhas de artigos



Resenhas de artigos especializados, com temáticas voltadas para o controle externo, serão disponibilizadas mensalmente pela Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) na Intranet. O objetivo desta ação é despertar o interesse dos servidores pela leitura de artigos especializados, permitindo a atualização dos conhecimentos.

A resenha postada em agosto refere-se ao artigo “O direito financeiro do séc. XXI”, de autoria de Francisco Pedro Jucá. O texto ressalta a necessidade da defesa pela releitura do direito financeiro. 

Publicado pela Revista Brasileira de Direito Tributário e Finanças Públicas, da Editora Magister, o autor acrescenta à leitura um caráter mais técnico e substancial, de examinar com critérios e sob parâmetros técnicos da boa governança, bem como alerta para a incompatibilidade com a vida contemporânea do experimentalismo inconsequente.

Segundo a chefe do Núcleo da Biblioteca, Amélia Cavalcante, “as publicações fazem parte do planejamento mensal da Biblioteca e poderão ser quinzenais, dependendo da aceitação do público”.

Continue Lendo a resenha de agosto.
 Postado na Intranet pela Assessoria de Comunicação do TCE/CE

Agosto/2014


Título: O direito financeiro do Século XXI
Autor: Francisco Pedro Jucá
Revista Brasileira de Direito Tributário e Finanças Públicas - Editora Magister
Ano 2014, nº42, Jan/fev, pág. 5 a 19

O autor deste artigo apresenta em sua argumentação, fundamentada em autores como Régis Fernandes Oliveira, Ricardo Lobo Torres Gaston Gezé, Luiz Roberto Barroso, Eduardo Mendonça, Paul Laband entre outros, a defesa pela releitura do direito financeiro, recolocando-o no lugar que não apenas lhe cabe, mas que melhor sirva à sociedade. Dessa forma, nos conduz à reflexão sobre “o direito financeiro do novo milênio, que é dos nossos dias, é um direito em renovação e expansão e nos oferece desafios e provocações” e, ainda, enfatiza uma das consequências advinda do redimensionamento do papel do direito financeiro- “o princípio do bom governo”, o qual contém em essência elementos imprescindíveis, tais como, “o relevo da eficiência na gestão, a incorporação de elementos de qualificação de governança, inclusive absorvendo elementos de paradigmas oriundos da experiência privada e empresarial. Por fim, o autor esclarece que “o controle que ora se cogita não se restringe à tarefa parlamentar de avaliação política genérica, teórica, das linhas gerais”. Ressalta a necessidade de ter caráter mais técnico e substancial, de examinar com critérios e sob parâmetros técnicos da boa governança, bem como alerta para a incompatibilidade com a vida contemporânea do experimentalismo inconsequente.

Maria Amélia Holanda Cavalcante


 Obs: A biblioteca do TCE tem acesso mediante senha de assinatura com a Editora Magister. 
 Biblioteca Ministro Raimundo Girão
(85) 3488-5928

Nenhum comentário: