sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

I Encontro Café com Leitura: contos & encontros (IPC/Biblioteca Min. Raimundo Girão)

IPC/TCE inicia Projeto Café com Leitura: Contos & Encontros com palestra de membro da Academia Cearense de Letras

cafe divulga internetUm bate papo literário. Assim descreveu o ex-presidente e atual secretário-geral da Academia Cearense de Letras, Pedro Henrique Saraiva Leão, o Projeto Café com Leitura: Contos & Encontros, iniciado na tarde desta quinta-feira (30/10), no auditório da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC). A ação é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio da Biblioteca Ministro Raimundo Girão.
A abertura ficou por conta do diretor presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, que fez uma breve introdução sobre o evento, apresentou o palestrante e debateu sobre o primeiro exemplar analisado, o livro Luzia-Homem, do escritor cearense Domingos Olímpio.
Participaram desse momento literário o presidente da Corte, conselheiro Valdomiro Távora, o vice-presidente Edilberto Pontes, o corregedor Rholden Queiroz, a diretora do IPC, Hilária Barreto, servidores e colaboradores do Tribunal.
Na ocasião, o conselheiro decano Alexandre Figueiredo fez a doação de parte de sua biblioteca particular ao TCE. As publicações foram entregues à diretora da Biblioteca da Corte, Maria Amélia Holanda Cavalcante, que agradeceu o incentivo ao projeto, reforçando a disponibilidade de empréstimos.
Durante o encontro, os participantes interagiram fazendo perguntas ao palestrante. Entre as indagações, qual livro o palestrante Pedro Henrique Saraiva Leão indicaria, caso só pudesse sugerir uma obra. A resposta: a Bíblia.
Quanto ao avanço da tecnologia e seu uso exagerado por parte dos jovens, o professor relata: “Bato palmas para o progresso, mas não me escravizo. O papel tem cheiro, traz lembranças. O jovem passa por isso, porque tem que passar, é uma fase. Depois o juízo se aquieta e rende-se ao que for mais importante para a sua vida.”
Pedro Henrique Saraiva Leão escreveu artigo recente no jornal O Povo, com o tema “Ler ou não ler”. O texto foi repassado aos presente e está disponibilizado aqui.
café-intraA iniciativa foi aprovada pelo público participante. “Excelente iniciativa. Eventos que promovam a cultura devem ser priorizados e receber a devida atenção dos servidores. É uma forma de incentivar a prática da leitura e que traz grande significado”, ressaltou o diretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Raimir Holanda.
O projeto Café com Leitura: Contos & Encontros acontecerá de forma periódica. O objetivo é  promover encontros que gerem discussões e reflexões acerca de obras literárias a serem escolhidas por servidores e colaboradores da Corte de Contas.


Fonte: Site do IPC: http://www.ipc.tce.ce.gov.br/todas-as-noticias, em 12/11/2014.

Nenhum comentário: