quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Seminário GED/EIM 2011 em Fortaleza


Servidores do TCE-CE participaram do Seminário sobre Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Aconteceu em Fortaleza o seminário GED/EIM 2011 (Gestão Eletrônica de Documentos & Enterprise Information Management) realizado nos dias 27 e 28 de outubro pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará . 

Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu em nossa cidade, no entanto, foi a décima quarta edição nacional. Este ano o tema central do evento foi “Tratamento Digital para o Excesso de Papéis nas Corporações Sustentáveis”

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e Enterprise Content Management (ECM), se caracteriza pelo conjunto de tecnologias utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e disponibilizar conteúdo e documentos relacionados aos processos organizacionais. Na oportunidade, foram abordadas as maneiras eficientes de gestão, das tecnologias da informação e as melhores maneiras de implantação do GED, com experiências reais nas organizações.

Os temas abordados durante o Seminário GED/EIM 2011 Fortaleza foram: GED/ECM/EIM: como implantar e quais os riscos; Legalização do Documento Digital: o que podemos fazer?; Tecnologia de GED/ECM/EIM: softwares e equipamentos; Qual tecnologia utilizar: digitalização ou microfilmagem eletrônica; Soluções corporativas para gestão de informações e arquivos; Cases de projetos implantados em empresas públicas e privadas: Claro, Correios e Justiça Federal.

Para mais informações e acesso ao conteúdo das palestras no site da Kappel Consultoria

Programa do Seminário:

Gerenciamento de Informações

A Revolução da Informação e o espantoso crescimento do papel impresso

Principais motivadores e desafios no gerenciamento das informações

O Ciclo de vida dos Documentos

Tecnologias de GED/EIM

O que é GED / EIM e o mercado Brasileiro

Como justificar a tecnologia de GED / EIM

GED e suas principais tecnologias: benefícios e legislação

Tecnologias que compõem uma solução de GED/EIM

Document Management, Document Imaging – Digitalização (Centralizado / Backoffice)

Recursos de Imagens, Preparação de Documentos e Digitalização de Documentos

Extração de Dados: Indexação

Banco de Dados e Reconhecimento de padrões: OCR / ICR / Barcode / Forms Processing

Digitalização Distribuída e Exibição

Armazenamento (Magnético, Óptico, Jukeboxes e HSM)

Birô de Serviços

Como dimensionar os recursos necessários para montagem de um birô de serviços.

Impactos processuais entre as tecnologias da informação. Benefícios de uma solução de GED. Cuidados necessários para contratação de serviços

Certificação Digital

O que é Certificação Digital? A quem se destina? Para que serve?

Assinatura Digital, Autenticidade no papel, na internet, Sistema criptografado digital

O conteúdo do certificado digital, Autoridade de Registro, Tipos de Certificado Digital

Apresentação de projetos implantados e lições aprendidas:

CLARO TELECOMUNICAÇÕES:

Implantação do projeto de digitalização distribuída em mais de 5.000 pontos de venda.

Características do projeto;

Estratégias de implantação;

Cronograma de implantação;

O que mudou no processo;

Lições aprendidas.

CLARO TELECOMUNICAÇÕES:

O grande desafio de gerenciar e recuperar informações e documentos de nove empresas com estilos, políticas e sistemas diferentes para atender as demandas das fiscalizações de todos os Estados.

CORREIOS:

Digitalização de 28mm de ARs em backoffice.

As características de contratação exigidas, planejamento, indicadores, penalidades e cronograma de execução.

JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO:

Implementação de birô de serviços e instalações da Justiça Federal.

Características do serviço;

Exigências requeridas;

Cronograma;

Estratégia de Implementação;

Implementação;

Status atual.

Nenhum comentário: