segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Acervo do Senado mais visível na internet

Biblioteca da Casa adere nesta terça-feira ao maior e mais respeitado catálogo internacional que permite buscas pelo Google e outros mecanismos

Funcionária digitaliza obra da coleção da biblioteca: 340 das 6,5 mil obras raras estarão na internet a partir desta terça

A Biblioteca do Senado anuncia nesta terça-feira, às 19h, a sua integração ao Catálogo Internacional Coletivo de Registros Bibliográficos, o WorldCat, a maior rede global de bibliotecas. A iniciativa implica a adoção de um pacote tecnológico moderno, aceito internacionalmente, que, entre outras vantagens, vai dar visibilidade completa ao acervo do Senado, já que os documentos que compõem o catálogo mundial ficam expostos para pesquisas pelos mais populares mecanismos de busca pela internet, como o Google e o Yahoo.

O WorldCat utiliza a internet como forma de conexão entre as coleções de diversas bibliotecas, compartilhando serviços, dados e recursos, racionalizando fluxos de trabalho e melhorando a performance. Por meio dele é possível identificar e localizar com maior eficiência a instituição que possui o material requerido pelos usuários. A Biblioteca do Senado é a segunda da América do Sul a oferecer seu acervo no WorldCat (a outra é a Biblioteca Nacional do Chile).


Segundo a diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, a iniciativa faz com que a instituição se mantenha atualizada, de acordo com as exigências da sociedade da informação.

– Não se pode pensar hoje em informação – e, consequentemente, em biblioteca – que não esteja em rede. No mundo globalizado é fundamental conhecer quem faz o que, onde e como. É impossível propor um projeto de lei sem saber qual a sua repercussão e o seu impacto, o que já pode estar registrado em experiências em outros locais do mundo – analisa.

Além disso, com a integração ao WorldCat, se alguém no exterior pesquisar sobre um senador, terá à disposição artigos e livros desse senador que estejam no acervo da biblioteca, inclusive em texto integral, dentro do universo de pesquisa do Google, por exemplo.

Simone Vieira destaca que essa integração e o aumento do uso da internet no intercâmbio de bases de dados é um dos frutos da participação da Biblioteca do Senado em fóruns internacionais de biblioteconomia, onde se discutem e se apresentam as ferramentas e tendências atuais da área.

A decisão da biblioteca de integrar-se ao WorldCat, por exemplo, vem com o diálogo feito com a Online Computer Library Center (OCLC), maior entidade sem fins lucrativos de serviços de informação do mundo.

Serviço

Lançamento da coleção digitalizada de obras raras e integração ao WorldCat: foyer da Biblioteca do Senado, terça-feira, 29 de outubro, a partir das 19h.

www.senado.gov.br/biblioteca.
(Jornal do Senado, de 26 de outubro a 1º de novembro de 2009)
90390

Nenhum comentário: